ESTRUTURAÇÃO DO PROBLEMA DE INVESTIMENTOS EM MELHORIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Jezuele Milanez, Bruna Dutra Puppo, Guilherme Conceição Rocha, Mischel Carmen Neyra Belderrain
Resumo
São diversos os temas abordados quando se fala dos problemas da educação no Brasil, que apesar dos investimentos realizados similares a países desenvolvidos, ainda figura entre os mais baixos índices em qualidade de educação. Um dos motivos para esse desempenho são os problemas de distribuição e aplicação desses investimentos. Em paralelo, o SSM (Soft System Methodology) é um processo - organizado, flexível e baseado no pensamento sistêmico - de reflexão sobre ações a serem tomadas para a efetivação de mudanças organizacionais que sejam percebidas como favoráveis à melhoria de situações consideradas problemáticas e de difícil organização. Diante deste cenário, o objetivo deste artigo é estabelecer, por meio da metodologia SSM, regras e mecanismos que orientem a destinação, distribuição, aplicação, controle e avaliação dos recursos públicos da educação em um município brasileiro no campo das políticas públicas. Este artigo foi validado com profissionais do setor da educação básica pública brasileira: professores e diretores de escola. Assim, foi possível segregar os Human Activity System - HAS viáveis listando as mudanças possíveis e desejáveis do problema
complexo pré-definido. A elaboração de planos de ação foi também resultado concreto das decisões estimuladas pela metodologia que, além de consensuais, são também de aplicação imediata.